segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Poder da Ignorância


Foi só descobrir aquela magnifíca locadora de filmes europeus próxima de casa, pra passar as noites frias de sábado aconchegada nos braços do amado e com os olhos grudados na tela ...... e dentre os filmes, recentemente assístimos esse aí do Gabriel García Marquez - O amor nos tempos do cólera. Um belo filme, de amor intenso e romântico ao extremo, assim como tudo que vem desse brilhante escritor colombiano, também autor das frases que tanto gosto:

"Tomei consciência de que a força invencível que impulsionou o mundo não são os amores felizes mas os contrariados." Gabriel García Marquez

" Quem sabe Deus queira que conheças muita gente enganada antes que conheças a pessoa adequada para que, quando no fim a conheças, saibas estar agradecido." Gabriel García Marquez


enfim...... eis que ontem, domingo, mais ou menos 16hs da tarde, lá estou eu na plataforma da estaçao de trem voltando de uma prova de 4 horas de um concurso público e, como sempre faço todas as vezes que ando de trem, me pus a analisar os livros, revistas e jornais que o povo está lendo no trem. Eu adquiri esse hábito desde quando um professor de antropologia disse na sala de aula que as pessoas reclamam da situaçao financeira que estao, culpam o Governo, mas muitas delas nao se esforçam para se capacitar e consequentemente mudar de vida, pois bastava analisar o que as pessoas estao lendo no trem ou no onibus para ter certeza que elas estao mais preocupada em futilidades do que conhecimento intelectual e cultural; e finalizou dizendo que a ignorância social tinha um poder sobre as pessoas. Depois de ouvido isto, numa primeira oportunidade que tive de andar de trem, me pus a observar a leitura daquele vagão, ou seja, uma mulher lia "Bate-papo com o além" da Zibia Gasparetto, uma moça via a revista Caras, uma adolescente a revista Capricho e um senhor lia o jornal de esporte na parte do Corinthians, claro !!! e entao eu nao tive como nao concordar plenamente com as palavras do professor, pois como ele mesmo disse, "parece que certas pessoas nasceram pra ser eternamente ignorantes e merecem estar andando de trem, sabe" !! Notei também que os livros espíritas são os mais lidos por lá, e puxa, pessoas que infelizmente não leem a bíblia e desconhecem que a prática de consulta aos mortos é abominação para Deus .............. orarei para que essas almas busquem um caminho agradável aos olhos Dele.

Maaaaas ........... voltando a minha tarde de domingo na plataforma da estação, eis que vi um rapaz, bem novo, lendo "O amor nos tempos do cólera de Gabriel García Marques !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e isso, obviamente me deixou um tanto surpresa, ouso até dizer, espantada !!!!! Aquilo além de ser coincidência por eu ter assistido o filme há poucos dias atrás, era surpreendente, por ser ele um rapaz demasiado novo para aquele tipo de leitura e por estar onde estava, no trem sentido Itapevi, isso nao é muito normal, né gente !!!

Nao demorou muito, e naturalmente estávamos conversando sobre o livro, e conversa vai, conversa vem, o menino magricelo, de olhos verdes, cabelo raspado, usando New Balance vermelho combinando com a mochila também na cor vermelha, me disse que tem um blog que se chama "O Poder da Ignorância" ............................................ é muita coincidência nao !!!!!

Thiago Navarro, o menino do trem, foi um prazer conhecê-lo e esse post é pra vc !!!!

Um comentário:

  1. caraca, adorei o post, acho que o meu blog, vai voltar a funcionar pois agora tenho mais tempo depois de tanto tempo parado. Terminei o livro, e agora, estou pesquisando o que começo a ler, mas realmente o que o seu professor disse tem razão. Acho que mesmo em um trem, como em qualquer lugar do mundo, você é o que você lê. E pow, depois me adiciona nos seus contatos. Tem um post meu num dos seus textos anteriores..

    beijos e se cuida!

    ResponderExcluir